-Turismo


O turismo proporciona diversos benefícios para a comunidade, tais como geração de empregos, produção de bens e serviços e melhoria da qualidade de vida da população. Incentiva, também, a compreensão dos impactos sobre o meio ambiente.

Assegura uma distribuição equilibrada de custos e benefícios, estimulando a diversificação da economia local. Traz melhoria nos sistemas de transporte, nas comunicações e em outros aspectos infra-estruturais. Ajuda, ainda, a custear a preservação dos sítios arqueológicos, dos bairros e edifícios históricos, melhorando a auto-estima da comunidade local e trazendo uma maior compreensão das pessoas de diversas origens.

A Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a Turisrio, apresenta os potenciais turísticos do Estado divididos em treze regiões distintas, conforme suas características individuais.

Campos dos Goytacazes; Cardoso Moreira; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra pertencem à região turística Costa Doce.

O município possui cerca de 60 km de praias, com ondas tranqüilas e temperatura amena e areias medicinais.

Ao sul do município estão as praias urbanizadas, com infra-estrutura, hotéis e pousadas, como, por exemplo, Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos e Sossego. Outros atrativos são as Ilhas de Lima, do Peçanha e da Convivência que, na foz do Paraíba do Sul, fazem um convite ao turismo ecológico, com cerca de 200Km² de áreas de manguezais, igarapés, pequenas lagoas e ilhas de areia.

Já ao norte do território municipal encontra-se um litoral verde e vegetação de restinga, destacando-se as praias de Tatagiba, Caçador, Guriri e Lagoa. Aí encontram-se pequenos lugarejos circundados por paisagens rurais. No extremo norte encontramos a vila da Rainha, hoje conhecida como Barra do Itabapoana, com casarões antigos às margens do rio.

E dentro de alguns meses seremos a maior potência energética da América Latina, através da captaçao de energia pelos ventos.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana e Blog do Noel Junior
Fotos: Noel Junior