sexta-feira, 22 de março de 2019

Previsão de ciclone deixa São Francisco em estado de Alerta

São Francisco de Itabapoana (SFI) está em estado de Alerta devido à previsão de fortes ventos a partir desta sexta-feira (22) até o próximo domingo (24). Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê rajadas de 50 a 60 km/h, caracterizando ciclone. 

Ondas atingem estrutura do campo de futebol em Fiinho - Foto: whatsaap

“Nossa secretaria está em Guaxindiba, juntamente com a Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi). Estamos isolando algumas áreas com fita zebrada, bloqueando um trecho da Avenida Atlântica entre a Peixaria do Bonó e a Boca da Barra, e ainda atrás do campo de futebol do Fiinho. O saldo parcial é de 15 árvores e três postes que caíram, além de mais três postes com risco de queda”, informou Soares, acrescentando que técnicos da concessionária Enel (antiga Ampla) estão no local providenciando os reparos.

O secretário revelou algumas orientações para os moradores. “Os pescadores, banhistas e praticantes de esportes náuticos não devem entrar no mar até este domingo devido à previsão de ressaca e ciclone; se afastarem de árvores e postes com risco de queda; não tentarem remover rede elétrica, devendo ligar para a Enel (0800 28 00 120 ou 0800 28 24 022); e em caso de emergência ligar para o Corpo de Bombeiros (193). Vamos emitir o alerta do ciclone através da Regional de Defesa Civil Norte (Redec–Norte)”, finalizou Soares. Fonte: Ascom SFI

Como se forma um ciclone - Ele é formado através de um sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades que se originaram em águas tropicais ou subtropicais.

Quando a velocidade dos ventos atinge 74 milhas por hora (119 km/ h) ou mais, ele é classificado como furacão, tufão ou ciclone tropical. As nomenclaturas mudam de acordo com a região do mundo onde a tempestade se origina.

Foto: Blog Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário