quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

SFI comemora 23 anos de emancipação nesta quinta (18)

Nesta quinta-feira (18), a cidade de São Francisco de Itabapoana (SFI) comemora 23 anos de emancipação político-administrativa. A prefeitura divulgou a programação em celebração à data, feriado municipal.

As comemorações começarão às 8h com uma solenidade na sede do Executivo municipal, na Praça dos Três Poderes, área central. Posteriormente, às 10h, será celebrada uma Santa Missa em Ação de Graças. A celebração ocorrerá na Igreja Matriz de São Francisco de Paula, padroeiro do município, cuja festa é celebrada no dia 2 de abril, sendo tradição regional.

“Antecipadamente gostaria de parabenizar a todos que nasceram nesta terra abençoada e também aos que adotaram São Francisco de Itabapoana como a cidade do coração. São 23 anos de aniversário e tenho o orgulho de entrar para a história como a primeira mulher eleita prefeita do município são franciscano. Parabéns a todos!”, desejou a prefeita de SFI, Francimara Barbosa Lemos

Ponto facultativo

Devido ao feriado municipal, na sexta-feira (19) será ponto facultativo nas repartições públicas, exceto nos serviços essenciais.

No decreto publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (15), a prefeita Francimara considerou que Poder Público Municipal age de forma coesa “com os servidores públicos, em respeito a essa tradição de comemorarmos a emancipação e os deslocamentos típicos desta época do ano”, além de ser “costume nas repartições públicas decretar Ponto Facultativo em dias que sucedem o feriado e antecedem o final de semana”.

A publicação afirma ainda que “para a prestação dos serviços públicos, os titulares das secretarias de Saúde, de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, de Transporte e Turismo ficarão encarregados de organizar os seus setores para o funcionamento na data supracitada”.

23 anos

Em 1995, através da lei estadual nº 2379, a Vila de São João da Barra, chamada de São Francisco de Paula, ganhou autonomia, tornando-se o segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro em extensão territorial, ocupando uma área de 1.117 km². A vila do distrito de Barra Seca passou, então, a ser município de SFI.

SFI conta com três distritos – São Francisco de Itabapoana, Barra Seca e Maniva – e, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), possui pouco mais de 41 mil habitantes (2017). São mais de 60 quilômetros de litoral. Fonte: Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário