terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Defesa Civil Regional atenta com as encostas e níveis dos rios

As chuvas que estão atingindo os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo têm deixado a Coordenação Regional de Defesa Civil do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro em estado de atenção. Segundo o coordenador, tenente coronel Joelson Oliveira, os níveis do Rio Carangola, em Natividade, e do Rio Itabapoana, em Bom Jesus do Itabapoana, subiram nas últimas 24 horas em função do volume pluviométrico na Zona da Mata Mineira e no limite entre os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Oliveira informou que a grande preocupação do órgão neste momento é com relação às encostas na Região Noroeste Fluminense, além da elevação dos níveis do Rio Carangola, que hoje atingiu a cota dos 3,65 metros, cujo nível de transbordo é de 5 metros, e do Rio Itabapoana, que está a 10 centímetros para transbordar.

O coordenador explicou que o Rio Carangola deságua no Rio Muriaé, em Itaperuna, onde na noite desta segunda-feira (04/12) choveu 18 milímetros, deixando algumas ruas alagadas. Já o deságue do Muriaé é no Rio Paraíba do Sul, em Campos, cujo nível subiu de 6 metros para 6,20 metros, nas últimas 24 horas.

“A situação é considerada tranquila, principalmente com relação aos níveis do Rio Muriaé e Paraíba do Sul, que possuem caixas bastante largas. A previsão é de que esses dois rios continuam subindo nos próximos dias, mas nada alarmante, cujos níveis estão dentro da normalidade”, disse o comandante, informando que qualquer emergência, a população deve ligar para o 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Fonte: Ururau 

Nenhum comentário:

Postar um comentário