quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Baleia devolvida ao mar em Arraial do Cabo é encontrada morta

A baleia jubarte que foi devolvida ao mar no último domingo, após uma mobilização popular na Praia Grande, em Arraial do Cabo, apareceu morta nesta terça-feira. O corpo do animal, um filhote que mede aproximadamente 4 metros e pesa 7 toneladas, foi encontrado na Praia do Pontal, também em Arraial. A informação foi confirmada pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea).
Segundo o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, André Cavalcanti, devido ao estado avançado de decomposição, a carcaça da baleia será agora levada para o alto-mar.

- Ele será transportado por cerca de 11 quilômetros da costa, onde o deixaremos. Há uma grande dificuldade de levarmos para um aterro sanitário. Durante o resgate, ela já apresentava sinais de fraqueza - disse André Cavalcanti.

A baleia encalhou no canto da Praia Grande, em Arraial do Cabo, por volta das 19h de sábado. No domingo, um mutirão formado por cerca de 50 pessoas, entre bombeiros, biólogos e voluntários, conseguiu devolver a baleia ao mar. A ação também contou com a participação de Agentes da Guarda Ambiental, ICMBio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Bombeiros. O grupo utilizou baldes e toalhas para manter o animal molhado. Duas retroescavadeiras também foram utilizadas. Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário