sábado, 23 de setembro de 2017

Incêndio em restinga na Praia de Santa Clara, em SFI

Um incêndio atingiu uma área de restinga, na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. As chamas de até dois metros, ocorreu próximo ao Projeto Orla, bem na graminha rasteira que protege a área, impossibilitando o carregamento avançado até as residências por ação e vento, predominante nordeste.

Equipes  da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros Campos levaram duas horas combater as chances. Ao observar a graminha queimada, o secretário de Meio Ambiente, Ilzomar Soares, relatou sobre o ocorrido. “As chamas queimaram aproximadamente mil metros quadrados da graminha rasteira, que possivelmente estava seca devido ao longo tempo que estamos sem chuvas”, ressaltou.

Ilzomar acredita que o incêndio começou após um morador ter colocado fogo em lixo. “Por causa do vento forte e da seca, as chamas acaram se espalhando. Uma área de mil metros quadrados já foi destruída pelas chamas”, explicou o secretário, que alertou a importância de não colocar, nesta época do ano, qualquer tipo de fogueira próximo a vegetação em função do grande período de estiagem predominante na região. 

O secretário ainda falou que já foram combatidos 80 focos de incêndios no município, provavelmente oriundos de combustão espontânea, provocação, acidentes com guimba (toco) de cigarro, entre outros fatores. “Quero agradecer as secretarias municipais: Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, que nos deu apoio com um caminhão pipa; Transporte, que prontamente nos cedeu uma retroescavadeira para impedir que o fogo se alastrasse; Meio Ambiente e Defesa Civil, através dos funcionários que atuaram no local; além dos moradores, que nos ajudaram a combater o incêndio. Vamos continuar atentos às comunidades”, destacou Ilzomar. Fonte: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário