sábado, 8 de abril de 2017

O que é a tal da caxumba?

caxumba-prevenção-sintomasEm meio a surtos recentes envolvendo sobretudo os jovens, a doença infecciosa continua exigindo atenção e medidas preventivas como a vacina


Causada por um vírus, a caxumba não mostra sintomas entre 15 e 20% dos casos. Saiba como ela infecta o corpo humano e seus principais sintomas.

1. Carona na saliva - O vírus causador da caxumba – que pertence à família Paramyxoviridae – se aloja principalmente nas gotículas de saliva. Quando alguém infectado espirra ou tosse, espalha milhares deles, que entram no organismo por meio das vias aéreas, da mesma forma que acontece com o resfriado.

2. Na calada do corpo - Os vírus se instalam inicialmente na mucosa do nariz e na garganta, e lá começam a se multiplicar, espalhando-se de uma célula para outra até que acabam por cair na corrente sanguínea e partem para outras áreas do corpo. Esse é o período de incubação, que pode durar de 14 a 25 dias.

3. Destino escolhido - Os agentes infecciosos chegam, pelo sangue, até as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, na região do pescoço. Ali, continuam seu processo acelerado de proliferação e destruição das células. Pela circulação podem viajar também para outros pontos, como ovários e testículos.

4. As retaliações - O processo de multiplicação e a consequente destruição das células locais despertam uma intensa inflamação e o acúmulo de líquidos na região. Isso gera o inchaço no pescoço típico da caxumba e dor ao engolir. A fase dura entre sete e dez dias e pode vir acompanhada de febre.

Sintomas
Febre baixa
Dor de cabeça
Dor muscular
Cansaço
Perda de apetite
Inchaço no pescoço
Dor ao engolir    
fonte: oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário