sábado, 26 de novembro de 2016

LIRAa: Campos, SFI e Macaé em alerta de surto de dengue, zika e chikungunya

Resultado de imagem para dengue zikaOs municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, Macaé, Carapebus e Conceição de Macabu, Norte Fluminense, além de Santo Antônio da Pádua, Italva e Miracema, no Noroeste, estão entre as 20 cidades do estado do Rio de Janeiro em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya para o próximo ano. A informação veio após o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios.

Em Campos, o índice de infestação apontado no último LIRAa, realizado em outubro, é de 1,4%, o que coloca o município em médio risco. Também em médio risco estão as cidades de Conceição de Macabu, com 2,4; Miracema (2,3%); Carapebus (1,7%); Italva (1,2%); São Francisco de Itabapoana (1,1%) e Macaé, com 1%. Já em Pádua, os dados do apresentaram um alto risco, com 6,6%. 

O coordenador do Programa Municipal de Combate a Dengue no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos, Claudemir Barcelos da Silva, explicou que esse levantamento [LIRAa] é feito quatro vezes ao ano no município, e, de acordo com o índice apontado, são determinadas as ações a serem realizadas no município. Fonte: Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário