sexta-feira, 20 de maio de 2016

Garrafa ou lata: o que é melhor para cerveja?

cervejeiros_lataxgarrafa (Foto: Shutterstock)Uma das discussões mais comuns no meio cervejeiro é o velho embate garrafa de vidro X lata. A coisa é tão séria que defensores de cada tipo de envaze têm argumentos apaixonadas para garantir que um é melhor que o outro. Mas, afinal de contas, tem realmente alguma diferença entre a bebida de um recipiente ou outro?

Segundo o mestre cervejeiro, professor, diretor e cofundador do Instituto da Cerveja Brasil, Alfredo Ferreira, é cada vez mais comum que, no fundo, o produto seja exatamente igual. “Normalmente, o líquido é o mesmo. Às vezes, a cerveja está saindo do mesmo tanque, abastecendo uma linha de latas e outra de garrafas”, diz. Mas nem sempre foi assim.

Antigamente, era prática comum em algumas cervejarias fabricar uma bebida com um pouco menos de gás carbônico para a latinha. “Para não correr risco da lata estufar no momento da pasteurização”, explica. No entanto, essa diferença é praticamente imperceptível para o consumidor, garante. Além disso, é cada vez menos comum, e as especificações da cerveja para lata ou garrafa são as mesmas.

Vantagens e desvantagens de cada envaze - Apesar de no aroma, no sabor e na cor os líquidos serem quase sempre idênticos, garrafas e latas têm diferenças. E uma delas pode, sim, interferir na qualidade da bebida, mas ao contrário do que muitos pensam, é a lata quem leva vantagem. “A lata protege contra a luz um pouco mais do que a garrafa”, diz. Isso é importante pois a iluminação, seja ela natural ou artificial, pode causar um defeito chamado light-struck. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário