quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Campos está entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Campos está entre as 50 cidades mais violentas do mundo, de acordo com dados levantados por uma ONG mexicana e divulgado nessa segunda-feira (25). A cidade do Norte Fluminense aparece na 39ª posição, com uma taxa de 36,16 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2015. No site do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, é possível conferir 169 pessoas foram assassinadas no município de Campos no ano passado. O número é inferior ao de 2014, quando foram registradas 220 mortes, mas o município não entrou na lista daquele ano. O índice foi divulgado em um dia marcado pela violência na planície, quando aconteceram duas tentativas e um duplo homicídio.

Uma das tentativas registradas nessa segunda-feira ocorreu próximo ao Jardim São Benedito, quando um idoso de 76 anos foi baleado durante uma tentativa de assalto. Também nessa segunda, uma jovem de 22 anos foi baleada na cabeça, dentro de uma residência, no Centro. À tarde, dois corpos foram encontrados na lagoa do Sapo, que fica entre os parques Santa Rosa e Eldorado, na região de Guarus.

A lista, divulgada anualmente pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, leva em conta o número de homicídios por 100 mil habitantes e inclui apenas cidades com 300 mil habitantes ou mais. Foram excluídos países que vivem “conflitos bélicos abertos”, como Síria e Iraque.

O Brasil é o país com o maior número de cidades entre as mais violentas do mundo em 2015. Das cidades brasileiras, a primeira a aparecer é Fortaleza, em 12º lugar. Em seguida vem Natal, em 13º, Salvador e região metropolitana, em 14º, e João Pessoa (conurbação), em 16º. Belo Horizonte, que figurava na lista do ano anterior, desta vez não apareceu. O contrário aconteceu com três cidades brasileiras, que estavam fora da lista de 2014, mas entraram na do ano passado: Feira de Santana (27º), Vitória da Conquista (36º) e Campos dos Goytacazes (39º).

Também aparecem Maceió (18º lugar), São Luís (21º), Cuiabá (22º), Manaus (23º), Belém (26º), Goiânia e Aparecida de Goiânia (29º), Teresina (30º), Vitória (31º), Recife (37º), Aracaju (38º), Campina Grande (40º), Porto Alegre (43º), Curitiba (44º) e Macapá (48º).

Das 50 cidades da lista, 41 ficam na América Latina: 21 no Brasil, oito na Venezuela, cinco no México, três na Colômbia, duas em Honduras, uma em El Salvador e uma na Guatemala. Outros países com cidades na lista foram África do Sul, Estados Unidos e Jamaica.

Apesar de o Brasil ser o país com mais representantes na lista, o maior índice de violência foi detectado nas cidades da Venezuela. A taxa média brasileira foi de 45,5 homicídios por 100 mil habitantes e a venezuelana, de 74,65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário