quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Comissão provisória do PMDB de São Francisco emite nota

O blog recebeu e-mail da Comissão Provisória do PMDB de SFI. Leia abaixo.

"A Comissão Provisória do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de São Francisco de Itabapoana vem respeitosamente comunicar aos filiados, correligionários e munícipes que em reunião ontem, 29/09/2015 com membros do diretório Estadual do partido no Rio de Janeiro e após uma decisão da estadual em filiar o atual Prefeito para concorrer a eleição em 2016 na sigla, por não concordar com a maneira e rumo que a atual administração municipal vem governando nossa cidade e acreditar que a democracia deverá sempre prevalecer, respeitando sempre o direito de escolha, solicitou que em CARATER IMEDIATO, destituísse a Comissão, assim como desfilassem os mesmos. Vale ressaltar que nosso compromisso de fazer uma oposição livre, visando dias melhores e na certeza que saímos ainda mais fortalecidos para provermos o verdadeiro sentido da democracia.

São Francisco de Itabapoana, 30 de setembro de 2015.

                                                 Yara Cinthia Rocha Nogueira Santana                                       
Membro
                                                    Manoel Alves Barreto                                                             
Membro
                                                           Jose Pinto de Souza Filho                                                                Membro
                                                          Jose Renato Cunha da Silva                                                                Tesoureiro
                                                                  Roberto Vinagre Cardoso                                                              Presidente "

Prazo para filiação partidária é alterado

Ao sancionar o projeto de lei da reforma eleitoral,  a presidenta Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição.

Pela legislação atual, qualquer mudança no sistema eleitoral deve ocorrer no prazo de até um ano antes do pleito – ou seja, no caso das eleições de 2016, até a próxima sexta (2). Fonte: G1

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dilma sanciona reforma política, mas veta doação de empresa a campanha

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do "Diário Oficial da União".

No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.

O artigo sobre doações de empresas vetado pela presidente tinha a seguinte redação após ter sido aprovado no Congresso: "Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações".

Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional.

PM campista vai participar do The Voice Brasil


A PM campista Aniara Rangel, que ficou famosa após um vídeo seu cantando “Run to you”, de Whitney Houston, ter mais de três mil compartilhamentos em 13 horas, vai participar da próxima edição do The Voice Brasil.

A informação é do jornal Extra.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Sai a empresa 1001 entra viação Brasil

A caminho do centro de São Francisco no fim da tarde de segunda(28), três onibus da viação Brasil passaram por mim. Eles seguiam sentido Barra de Itabapoana - via litoral. A informação obtida é que os coletivos começarão a circular em SFI, a partir desta terça-feira(29).

A decisão está em portaria assinada pelo presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de janeiro – DETRO/RJ, Carlos Luiz Martins, conforme publicação no diário oficial do Estado do Rio de Janeiro de 22 de setembro.

Confira as linhas: Campos – Máquina, Campos – Gargaú, Campos – Barra do Itabapoana (via Salinas), Campos – Salinas, Campos – Barra do Itabapoana (via Imburi), Barra do Itabapoana – São João da Barra (Via Imburi) e Campos – Praça João Pessoa (Via São Luís de Mutuca).

Limpeza de área de esporte é realizada em Guaxindiba

Na ultima sexta-feira (25), iniciamos os trabalhos de limpeza da área de vôlei e futevôlei, próximo ao Hotel do Fiinho, na praia de Guaxindiba. O mato/capim havia tomado conta do espaço onde é praticado o esporte. Então, pedimos um favor a tres amigos da limpeza publica, e combinamos o seguinte: eles realizariam a capina enquanto eu e o irmão Isaak faríamos a retirada e limpeza do local, e assim foi feito! 

Na manhã deste sábado lindo, acordamos as 7:10h, e lá fomos nós terminarmos o trabalho. Ainda nao está do jeito que pretendemos, mas aos poucos vamos melhorando!!

O curioso é que tem pessoas que estranham ver um secretário municipal com ancinho e inchada nas maos debaixo de um sol quente (rs). Teve uma pessoa que passou de bicicleta, parou e disse: "...Noel é vc mesmo? Eu voltei pra confirmar! " e comecei a rir. Encaro isso com muita naturalidade. Quando dá pra fazer eu não meço esforços. É bom! Me sinto bem! Rolou até um merglho no mar..o dia estava muito quente!rs

Quero agradecer aos amigos Chiquinho Santana, da Sec. de Obras e Leandro Lemos da Sec. de Esporte pelo apoio e ao Rolando Isaac Jerez mentor da ideia. As vezes precisamos de um pouquinho de motivação. Não pára por aí nao..vamos ter slackline entre outros.

Festejos do Padroeiro Anjo da Guarda em Alegria dos Anjos

domingo, 27 de setembro de 2015

Justus confessa que diferença de 33 anos para esposa incomoda

Prestes a estrear como apresentador da oitava edição do reality show “A Fazenda”, que foi ao ar na ultima quarta-feira (24), Roberto Justus declarou que esse será o maior desafio da sua carreira profissional em 11 anos. Mas quando assunto é a vida pessoal, o apresentador garante que vive sua melhor fase ao lado da mulher, Ana Paula Siebert, com quem se casou em abril deste ano. Em entrevista ao “Programa do Gugu”, na noite desta terça-feira (22), Justus comentou como lida com a diferença de idade entre eles – são 33 anos.

“Me incomoda um pouco. Se eu pudesse, eu trocava um pedacinho do patrimônio que eu construí para voltar uns 15 anos. Eu preferiria que eu tivesse 45 anos e ela 27. Até porque eu quero viver muitas coisas com ela”, disse ele, que completou 60 anos no dia do casamento com Ana Paula. “Nós fizemos um acordo: a partir de agora eu cuido dela por 15 anos, enquanto eu tenho vigor, e ela cuida de mim nos próximos 15, até eu chegar aos 90″, completou.

Roberto Justus está no seu quinto casamento, mas garante que este é o último. “Estou projetando o fim da minha ‘carreira de casamenteiro’. Não quero mais. Não tenho mais idade para isso e não tenho mais vontade. Acho que ela tem o perfil que eu estava procurando. Não tem aquela coisa chata da cobrança. Ela está comigo porque quer. Ela é uma mulher livre, confio muito nela”, disse o apresentador, que já foi casado com Adriane Galisteu, Sasha Crysman, Gisela Prochaska e Ticiane Pinheiro, mãe de sua filha Rafaella Justus, que completou 6 anos em agosto deste ano.

Bem-aventurados os que choram,porque eles seraoconsolados

Você lembra a ultima vez que você chorou? Joa faz tempo? Já chorou hoje? Está chorando agora?Pois é, o Mensagem de Fé deste domingo tratará deste assunto com você!

Nós sabemos que o choro pode representa vários sentimentos e que ele faz parte da natureza humana. Ele só não vai existir depois da morte, porque no livro de Apocalipse nós lemos que Deus vai enxugar todas as nossas lágrimas.

Hoje, alguns choram porque estão felizes, outros porque ficam emocionados..Mas alguns choram por causadas tempestades e aflições da vida. Muitas mães estão chorando neste momento porque seus filhos não voltaram para a casa, ou então porque descobriram a infidelidade do marido. Lágrimas também são derramadas por alguns que estão clamando, na presença de Deus, por um milagre. A Palavra de Deus diz em outro versículo que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Por isso, creia que essa longa noite vai passar. Ela não vai durar para sempre. Se você chora, tenha a certeza de que Deus vai lhe consolar e que dias melhores virão sobre a sua vida.

Deseja a você e a sua família um domingo de paz e uma semana repleta de bençãos! Por Noel Júnior

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Aprovada comercialização de cerveja em estádios

Agora a contagem é regressiva para a cerveja voltar a ser consumida nos estádios e arenas esportivas do Estado. Na ultima quarta, 23, a Alerj aprovou o projeto de lei dos deputados Wanderson Nogueira (PSB-RJ), Luiz Martins (PDT) e Geraldo Pudim (PMDB) que autoriza a venda e consumo da bebida. Agora, o governador do Estado tem 15 dias úteis para sancionar ou não a lei.

O projeto que tinha recebido sete emendas foi rediscutido e votado no parlamento fluminense. A lei aprovada possibilita que os torcedores bebam apenas a cerveja, não se estendendo para outras bebidas. É possível consumir dentro dos estádios a partir da abertura dos portões até o fim da partida em copos plásticos. Outra proposta incorporada ao projeto é a exigência da veiculação de mensagens educativas no sistema de som e telões como: “Se beber não dirija, se dirigir não beba” e “É proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos”.

Um dos autores do projeto, o deputado Wanderson Nogueira destaca que a lei vai beneficiar os clubes, além de evitar filas para os torcedores. “Fizemos nossa parte, agora torcemos para que o governador sancione a lei. Beneficia os clubes, gera mais empregos e evita filas. A venda da cerveja acontece ao redor dos estádios, só não vê quem não quer. Precisamos acabar com a hipocrisia. Foi consumida cerveja dentro dos estádios na Copa do Mundo, a lei nos coloca com padrões internacionais. Mais prejudicados com a proibição são os próprios clubes e torcedores”, frisa Wanderson.

Um dos maiores apoiadores do projeto é o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira está acompanhando de perto o assunto e apoiando a volta da cerveja aos estádios. Caso sancionada pelo governador, o Rio de Janeiro se junta a mais cinco Estados no Brasil onde já é possível consumir a gelada: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo e Goiás.

Reunião do PMDB no Rio anuncia Pedrinho Cherene como filiado do partido

O blog teve acesso ao site oficial do PMDB do Rio de Janeiro, e tomou conhecimento da possível filiação do prefeito Pedrinho Cherene ao partido do Governador. Leia abaixo!

"A sede do PMDB-RJ ficou pequena para as mais de 300 pessoas que compareceram na manhã desta quinta-feira (24) à solenidade de filiação dos novos integrantes do partido e anúncio das pré-candidaturas ao cargo de prefeito nas eleições de 2016. Além de prefeitos, ex-prefeitos, deputados e presidentes do partido e de legendas aliadas, participaram do encontro o governador Luiz Fernando Pezão, seu antecessor Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

De acordo com o presidente Jorge Picciani, o partido terá candidatos próprios em 71 cidades: 48 já integravam a legenda e outros 23 acabam de se filiar. Além disso, Picciani reforçou a importância das alianças e anunciou o apoio do PMDB a pré-candidatos de outros partidos em mais 12 cidades. Entre eles, PT, PSC, PTB, PP, PPS e PMN.

DAS 23 NOVAS FILIAÇÕES AO PMDB-RJ, 14 SÃO DE PREFEITOS QUE CONCORREM À REELEIÇÃO

Entre os 23 novos filados do PMDB-RJ anunciados na manhã desta quinta (24/09) em ato comandado pelo presidente Jorge Picciani, na sede do partido, 14 são prefeitos que vão disputar a reeleição no ano que vem.   São eles: Dr. Flávio Gomes (Aperibé), sai do PSB; Miguel Jeovani (Araruama), ex-PR; Dr. André (Búzios), deixa o PSC; Cica Machado (Cachoeiras de Macacu), PSC; Amaro Fernandes (Carapebus), sai do PRB; Gegê Cantarino (Cardoso Moreira), está deixando o PRB; Leonardo Guimarães (Italva), sai do DEM; Dr. Aluízio (Macaé), deixa o PV; Alessandro Calazans (Nilópolis), ex-PMN; Casé (Paraty), ex-PT; Bruno (Quatis), sai do PR; Pedrinho Cherene (São Francisco de Itabapoana), está deixando o PSC; Chumbinho (São Pedro da Aldeia), ex-PT, e Anderson Alexandre (Silva Jardim), ex-PRB.

“O momento atual é de muita coragem para todos nós e de muita maturidade para enfrentar as dificuldades. Hoje O PMDB comanda o estado e tem a maior liderança no Congresso Nacional. Contem comigo para o que der e vier”, disse o prefeito Dr. Aluízio, de Macaé. Cica Machado, de Macacu, destacou sua volta ao partido onde esteve filiado desde 1992 – só saiu para disputar a prefeitura pelo PSC.  “Há uma crise grande afetando várias prefeituras, o PMDB permitirá mais parcerias para enfrentar esse momento de dificuldades”." Fonte: Site PMDB Rio de Janeiro

Nota: Até a presente data, o prefeito de Sao Francisco de Itabapoana continua filiado ao PSC. Se alguma mudança de legenda vai ser feita, ainda não foi oficialmente, formalizada!

Caixa Econômica inaugura nova sede na próxima segunda-feira

Será inaugurada na próxima segunda-feira(28), a nova agencia da Caixa Econômica Federal. O novo prédio se localiza ao lado da Câmara Municipal, na Avenida Edenites da Silva Viana

— A partir das 15 horas desta sexta, os caixas eletrônicos serão desativados e não estarão disponíveis ao público para que seja feito o processo de transferência para a nova agência — disse o gerente, Anastácio Neto.

SMTAPS de SFI oferece programação diversificada no mês do idoso

A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social - SMTAPS, tem realizado vários eventos em comemoração ao mês do Idoso.

Semanalmente estão acontecendo passeios ecológicos com os grupos de assistidos do Centro de Convivência " Nágeme Jorge Abílio",  ao Sítio Bela Vista , em São Fidélis, onde os idosos podem  desfrutar do contato com a natureza, contemplar a beleza de animais exóticos e participar de dinâmicas , brincadeiras, bingo, atividades físicas, além de lanche e almoço de confraternização.

A Secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira, destacou a sua satisfação com a programação diversificada para os idosos.

"Não poderíamos deixar de prestar uma homenagem especial e promover integração e qualidade de vida para aqueles que tanto amamos e respeitamos. Todas as atividades voltadas para os idosos foram preparadas com muito carinho e estão sendo desenvolvidas com empenho e dedicação pela nossa equipe  e recebidas num  clima de muita satisfação por parte dos idosos. Vale destacar que outras ações serão realizadas no decorrer do mês, como palestras e atendimentos médicos ", ressaltou a secretária. Fonte: Ascom-SFI

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

BPRv: homem é preso com carro roubado em SFI

Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (23), por volta das 22h, em Imburi, no km19, da RJ-224, que liga Campos a São Francisco de Itabapoana.

Durante operação em frente ao posto 15, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, os agentes abordaram o veículo Peugeot de cor prata, verificando que Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) apresentava sinais de inautenticidade. Após ação foi constatado que a placa não condizia com o chassi. Foi realizada uma consulta minuciosa, foi constatado que o carro seria produto de roubo em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro no dia 2 de novembro do ano passado. O suspeito, identificado como R.B.M. foi encaminhado para a 147ª DP, onde permaneceu preso, e o veículo apreendido.

A ação teve a participação dos sargentos Namir, Wilmer, Calassa e F. Dias. Fonte: Campos24Horas

PMDB-RJ vai anunciar 68 nomes que disputarão prefeituras em 2016

Um grande ato na sede do PMDB-RJ, no Centro do Rio, vai reunir hoje (24), às 10h, os principais líderes do partido no estado. Na ocasião, serão anunciados os 68 municípios onde o PMDB-RJ disputará prefeituras em 2016 com candidatos próprios: 46 deles já são filiados à legenda e outros 22 estão entrando agora, entre os quais 11 prefeitos em exercício.

Na mesmo encontro, o PMDB anuncia as 13 cidades onde apoiará candidatos de outros partidos nas eleições do ano que vem.

Estarão presentes, além do presidente do PMDB-RJ, deputado Jorge Picciani, o governador Luiz Fernando Pezão, seu antecessor Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente da FUG Nacional, Moreira Franco; entre outras autoridades do partido.

Campos, Macaé, SJB e Italva – Tudo indica que o deputado estadual Geraldo Pudim será anunciado como o pré-candidato do PMDB em Campos. Em Macaé, o PMDB aposta na reeleição do prefeito Dr. Aluízio. Já no município de São João da Barra o candidato do partido será o prefeito Neco. Em Italva, o candidato do PMDB será o prefeito Leozinho, que se filiou recentemente ao partido.

Nota: Em SFI, o PMDB vem se reunindo com algumas lideranças, incluindo vereadores e deputados, afim de escolher um nome para disputar o pleito de 2016.

Semifinais do campeonato municipal de futebol


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vídeo mostra pedestre escapando de acidente incrível na Arábia Saudita

Um pedestre escapou por pouco de ser atingido por um vidro que caiu de um prédio na Arábia Saudita. Imagens das câmeras de segurança mostram o homem caminhando na calçada, quando um painel de vidro desabou do prédio e passou rente a seu corpo. 

O homem chega a cair no chão, mas, em seguida, levanta-se e parece não acreditar no que aconteceu. A cena teria acontecido no dia 18 de agosto em Riad. Um vídeo que mostra o incidente impressionante foi postado no YouTube no dia 20 de setembro.
 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pátio Norte: leilão de 398 veículos nesta quinta(24)

Mais um leilão de motos e carros acontece nesta quinta-feira, dia 24, em Campos. Serão 325 motocicletas, 68 automóveis e 5 caminhões, que foram apreendidos no município por situação irregular. O leilão acontece a partir das 10h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida Sete de Setembro, 274, Centro, em Campos. Os interessados também podem participar do leilão através da internet pelo site www.brbid.com.

A visitação aos lotes será nesta quarta-feira (23), das 9h às 12h e das 13h às 17h,  na Pátio Norte de Ururaí, na BR-101, em frente ao posto da  Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os veículos que serão leiloados foram apreendidos durante operações realizadas pela Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal, por algum tipo de irregularidade (multas, falta de licenciamento e/ou titularidade) e estão nos depósitos há mais de 90 dias.

Analisando a gestão

As vezes me pergunto se estamos no caminho certo! Pois trabalho com pessoas e isso requer ouvir e discernir as inúmeras opiniões que são expressadas. Mas quando chegamos ao fim de mais um projeto, fica a certeza de que, ao menos, o esforço valeu apena. Nao serei eu nem minha equipe a atingir os 100%, digo que esse feito nao pertence a nenhum ser vivente na terra, entao ao ver sorrisos estampados em cada rosto, nos sentimos fortalecidos pelo trabalho realizado na certeza de que quando colocamos o coração em nossas tarefas diárias conseguimos vencer o mal que tenta nos destruir ou nos atingir. 

As dificuldades são muitas, queríamos fazer sempre melhor do que fazemos, mas é dando um passo de cada vez que vamos transformando idéias em ações. Entre erros e acertos, consigo ver que acertamos mais do que erramos, e nesse contexto adquirimos novos conhecimentos, experiencias, conhecemos novas pessoas onde trabalhamos em prol delas mesmas, servindo, como Deus nos ensinou. No trabalho de gestão esportiva vivemos tudo isso e muito mais do que se possa imaginar.

Parabéns a equipe de Bom Jardim pelo título da primeira Copa Sao Francisco de Futsal Feminino, e parabéns tambem, a todas as equipes: Travessao de Barra, Nova Belem, Praça João Pessoa, Gargaú e São Francisco que junto com a Secretaria de Esporte promoveu com espírito esportivo e comunhão este importante evento em nossa cidade. 

Por: Noel Junior.

Resultados das quartas de final do campeonato municipal de futebol



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Comemoração ao dia da árvore em SFI com distribuição de mudas de árvores frutíferas

Pelo menos 120 mudas de árvores frutíferas foram distribuídas gratuitamente para  motoristas e pedestres, nesta segunda feira (21), no portal do município de São Francisco de Itabapoana, em comemoração ao dia da árvore. Além disso, vários panfletos voltados para responsabilidade socioambiental.  

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SEMASFI). Participaram da ação, as equipes da SEMASFI, do  BPRP-P15  e da Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana – EMTRANSFI, o Biólogo do Projeto Tamar, Daniel Shimada e o escritor do Livro Ipê Amarelo,  Paulo Roberto Cunha.

Diversas mudas obtidas diretamente na Estufa Municipal de Mudas , que funciona na localidade de Praça João Pessoa,  foram entregues: tomate, coqueiro,  cacau, carambola, jambo, araçá-pera, abil, entre outras espécies. 

O secretário municipal de meio ambiente, Cláudio Heringer, destacou que as ações de incentivo ao plantio de espécies frutíferas no município ocorrem durante todo ano.  “ A ideia é que o projeto funcione não só em uma data comemorativa, uma vez que a secretaria  de meio ambiente prima sempre pela conscientização ambiental no âmbito do município”, ressaltou. Fonte: Ascom-SFI

Pudim ignora ameaça e vai se filiar ao PMDB no dia 30

Mesmo após o presidente estadual do PR, Anthoy Garotinho, garantir que os parlamentares que deixarem o partido vão perder o mandato, o deputado estadual Geraldo Pudim já marcou a sua data de filiação ao PMDB. Será no próximo dia 30, de acordo com o blog do jornalista Fernando Leite .

Na visão de Pudim, que tem um documento assinado por todos os deputados do PR, garantindo que ele sempre seguiu as diretrizes do partido, não existe risco de perder o mandato. “Isso não vai acontecer! Discordância de ideia nunca foi motivo para ações de cassação de mandatos. Uma história dessas não passa de embuste, cujo qual o deslinde será tão somente o agravamento de sua desmoralização”, disse Pudim em seu recente desabafo.

Tudo indica que, além de Pudim, outros seis deputados do PR estão de malas prontas para deixar o partido. Blog do Bastos- Folha da Manha

domingo, 20 de setembro de 2015

Bom Jardim é campeão da Copa São Francisco de Futsal Feminino

O time de futsal feminino do Bom Jardim venceu o Nova Belém, com o placar de 9x3, e alcançou o título de campeão da Copa São Francisco de Futsal Feminino, na noite da ultima sexta-feira (18), na Quadra de Esportes da localidade de Valão Seco, em São Francisco de Itabapoana. Clique nas imagens e amplie.

Realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o evento reuniu um grande público.  Além dos torcedores, estiveram presentes o Prefeito, Pedrinho Cherene, o vice-prefeito, Amaro Barros, o secretário de esporte, Noel Junior  e dos vereadores Zé Cherene e do presidente da câmara, Renato de Buena.
De acordo com o secretário municipal de esporte e lazer, Noel Júnior, esta competição esportiva teve um resultado positivo, embora seja a primeira vez que a modalidade de futsal feminino acontece em São Francisco.

A atleta, Ilza Barreto, que participou da competição, jogando no time Bom Jardim, destacou a sua satisfação. “ Acredito que não só eu, como a maioria das atletas, ficou muito feliz em participar da Copa, que foi bem organizada.  Já estamos ansiosas pela próxima edição. Esperamos que não pare mais, já que  por um bom tempo não se houve muito investimento e incentivo a prática de esporte pelas mulheres ”, comentou.

Receberam o título de campeã de artilharia, Paolla da Silva Henrique da equipe do Bom Jardim, com um saldo de 25 gols; jogadora revelação, Nilda Nayara, de 13 anos, do Bom Jardim; goleira menos vazada, Tayane, do Bom Jardim  e a goleira destaque, Valdriane, do Travessão de Barra, popularmente conhecida como “bolo”.

“O governo municipal alcançou, mais uma vez, os objetivos das
programações esportivas na região, que são: promover qualidade de vida através do esporte, resgate da juventude na prática esportiva e a inclusão social”, concluiu o prefeito Pedrinho Cherene. Fonte: Ascom-SFI
Nota: Como secretário de esporte, quero agradecer a Deus pela oportunidade que nos deu de realizar esse importante projeto esportivo. Agradecer ainda a minha equipe de trabalho, a secretaria de saude, ao prefeito Pedrinho Cherene, ao vice, Amarinho que junto com os vereadores Renato de Buena e Ze Cherene contribuíram na premiação em espécie (R$), e principalmente, as equipes de Travessao de Barra, Bom Jardim, Nova Belem, Praça João Pessoa, Gargaú e São Francisco por terem participado deste primeiro evento em prol do publico feminino. Obrigado!!

Adorando o Senhor

O Mensagem de Fé deste domingo leva até voce um louvor com pastor Antonio Cirino, da igreja Lagoinha. Adore o Senhor.

Que Deus te conceda um domingo e uma semana de bençãos em sua vida!

sábado, 19 de setembro de 2015

Mudas de árvores frutíferas serão distribuídas em SFI

Em comemoração ao dia da árvore, nesta próxima segunda – feira (21),  a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SEMASFI) estará realizando a distribuição de mudas de árvores frutíferas,  no Portal da Cidade, das 9h às 11h30.

Entre as  espécies distribuídas estão: cacau, carambola, jambo, araça-pera, abil.  As mudas são obtidas diretamente na Estufa de Mudas municipal, situada na localidade de Praça João Pessoa.

Na ocasião, a equipe da SEMASFI  também vai repassar informações sobre a técnica de  plantio, bem como dos serviços prestados pela secretaria. 

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Cláudio Heringer,  o evento ocorre durante todo  o ano, sendo parte da ações de incentivo ao plantio de espécies frutíferas no município.

O homem tem destruído a natureza, com a derrubada indiscriminada de  árvores, sem orientação técnica e  o cuidado com a manutenção da mesma. Atualmente  existem várias espécies que se encontram em extinção, como o mogno, o jacarandá, o pau-brasil e o pinheiro. Por isso, é dever de todos cuidar e conservar as árvores”, concluiu o secretário. Fonte: Ascom-SFI

Acidente simulatório no centro de SFI visa educação no trânsito

Um acidente entre um carro de passeio e uma motocicleta, com três vítimas, sendo que uma delas morta sobre o asfalto, parou por um momento o trânsito na avenida principal do Centro de São Francisco de Itabapoana.

Essa foi a simulação utilizada, às 10h e 15h, pela Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (EMTRANSFI), em parceria com a equipe de Resgate da Secretaria Municipal de Saúde, como parte das ações educativas da Semana Nacional do Trânsito, que começou nesta sexta- feira (18) e vai até a próxima sexta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Contran torna facultativo o uso do extintor nos carros

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou nesta quinta-feira (17) que o uso do extintor nos automóveis e comerciais leves passará a ser facultativo. A decisão foi anunciada por Alberto Angerami, presidente do órgão e diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
A obrigatoriedade do equipamento será mantida apenas nos veículos de uso comercial e de transporte de passageiros e de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos, tais como caminhões, micro-ônibus, ônibus.
A mudança na lei estabelecida em 1968 — e que passou a vigorar em 1970 — ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta com os setores envolvidos.
Segundo Angerami, a prorrogação da obrigatoriedade do extintor tipo ABC, que valeria a partir de 1º de outubro, teve como objetivo dar prazo às reuniões.
— Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor. Fonte: Ascom-SFI

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

STF proíbe financiamento de campanhas eleitorais por empresas

Já vale para as eleições de 2016 - O Supremo Tribunal Federal (STF), por oito votos a favor e três contra, decidiu nesta quinta-feira (3) proibir o financiamento de campanhas eleitorais por empresas. A atual legislação perde validade.

Votaram a favor da proibição Luiz Fux, relator do caso, e os ministros Joaquim Barbosa, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso (os três votaram em dezembro de 2013); Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski (os dois votaram em abril de 2014); Rosa Weber e Cármen Lúcia (cujos votos foram dados nesta quinta. Os votos contrários à proibição vieram de Gilmar Mendes (na quarta desta semana), Teori Zavascki (em abril de 2014) e Celso de Mello (nesta quinta). Fonte: Época

Os novos vôos da Azul

Foram definidos os novos vôos da Azul, com a bem-vinda volta ao Aeroporto Santos Dumont e a não menos bem-vinda inclusão de um vôo no meio do dia. Confira abaixo as horários e frequências, que valerão a partir de 01 de novembro de 2015:

-CAMPOS-RIO
Voo             De Para  Saída      Chegada Frequência
AD 4009    CAW   SDU     07:50 09:02 Segunda a Sábado
AD 4035   CAW SDU     12:11       13:21       Segunda a Sexta
AD 4077   CAW SDU     17:05 18:12       Domingo a Sexta

-RIO-CAMPOS
Voo             De Para   Saída       Chegada    Frequência
AD 4014   SDU CAW 09:24 10:31 Segunda a Sábado
AD 4039   SDU CAW 13:59 15:09 Segunda a Sexta
AD 4116   SDU CAW 19:17 20:30 Domingo a Sexta          Fonte: Nextrip

Final da Copa São Francisco de Futsal Feminino nesta próxima sexta-feira (18)

Nesta próxima sexta-feira (18), a partir das 20h, na Quadra de Esportes da localidade de Valão Seco, em São Francisco de Itabapoana, acontece a grande final da Copa São Francisco de Futsal Feminino. A disputa será entre os times Bom Jardim e Nova Belém.

 De acordo com o secretário municipal de esporte e lazer, Noel Júnior, é a primeira vez que a modalidade de futsal feminino acontece em São Francisco.

“O governo municipal resgatou o futebol feminino, através do futsal, e tem tido uma participação expressiva de público. Com isso, a secretaria de esporte alcançou, mais uma vez, os seguintes objetivos: resgate da juventude na prática esportiva e a inclusão social”, disse.

Além da final da competição, está em decisão também, o título de campeã de artilharia da Copa São Francisco de Futsal Feminino, entre as jogadoras Paolla da Silva Henrique da equipe, do Bom Jardim, com um saldo de 23 gols, e Rosemeria Custódio da Silva, do Nova Belém,  com um saldo de 22 gols.

Após dois cancelamentos, por motivo de chuva, amanhã serão conhecidas as campeãs do Futsal Feminino de São Francisco de Itabapoana. Fonte: Ascom-SFI

Facebook terá botão 'não curti', afirma Mark Zuckerberg

O presidente-executivo e um dos fundadores do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou nesta terça-feira (15) que a rede social está desenvolvendo um botão de "não curti" ("dislike", em inglês). O anúncio aconteceu em uma sessão de perguntas e respostas da empresa.

"Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão 'não curti' por muitos anos. Hoje é um dia especial porque posso dizer que estamos trabalhando nisso e vamos implementá-lo", afirmou Zuckerberg.

Ele falou que a rede social ainda não havia desenvolvido algo do gênero porque não queria um sistema parecido com o do Reddit, em que os usuários votam para promover o conteúdo. Com o tempo, no entanto, ele afirma que percebeu que essa não é a intenção das pessoas. Segundo ele, os usuários querem apenas novas maneiras de se expressar além do botão "curtir". Fonte: G1

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Computadores não ajudam no aprendizado, diz pesquisa

Computadores não melhoram o desempenho na escola e, em alguns casos, podem até prejudicar os alunos, aponta um estudo conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Computadores não melhoram o desempenho na escola e, em alguns casos, podem até prejudicar os alunos, aponta um estudo conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e publicado nesta terça-feira (15/09).

A pesquisa, que analisou o impacto da tecnologia em colégios mundo afora, verificou que 75% dos estudantes utilizam computadores durante as aulas, mas que não houve evolução significativa na aprendizagem deles. 

Alunos de países ocidentais passam mais tempo utilizando tecnologia em sala de aula – 58 minutos por dia na Austrália, 42 na Grécia e 39 na Suécia. Já na Ásia – onde a tecnologia é uma parte integrante da vida fora das escolas, mas relativamente ausente durante o ensino –, estão as instituições de ensino onde foi verificado o melhor desempenho. 

"Alunos que utilizam computadores com mais frequência na escola se saem muito pior na maior parte das avaliações de aprendizado", afirmou o diretor de educação da OECD, Andreas Schleicher, classificando o impacto da tecnologia nas salas de aula como "irregular, na melhor das hipóteses".

A pesquisa mediu o impacto do uso da tecnologia em testes internacionais de aprendizado, incluindo avaliações para determinar as habilidades digitais. Sistemas educacionais que investiram profundamente em tecnologias de informação e comunicação não registraram "nenhuma melhora perceptível" nas matérias de interpretação de texto, matemática e ciências.

Por isso, a OCDE incentiva escolas e educadores a trabalhar juntos para aproveitar melhor o potencial da tecnologia de forma a torná-la uma ferramenta poderosa para a aprendizagem.

"As reais contribuições que as tecnologias de informação e comunicação podem ter no ensino e na aprendizagem ainda têm de ser compreendidas e exploradas", conclui o relatório.

Refrigerante faz mal à saúde e seus danos vao muito além do aumento de peso

Você já reparou que, nos últimos anos, a indústria de bebidas tem dado maior destaque a produtos como chá, suco e até mesmo água? A cada dia, ficam ainda mais evidentes os malefícios do refrigerante.

Os Estados Unidos, por exemplo, enfrentam uma verdadeira epidemia de obesidade – e o refrigerante certamente é um de seus agentes causadores. Estudos de todo o mundo relatam os malefícios dessa bebida. Um deles, realizado pela Escola de Medicina da Universidade do Texas em 2011, chegou à conclusão de que quanto mais uma pessoa bebe refrigerante diet, mais ela engorda, podendo haver ainda aumento do nível de açúcar no sangue. Isso mesmo, o refrigerante diet pode ser ainda mais perigoso que o refrigerante normal.

Isso porque o refrigerante já contém altos níveis de açúcar, e o diet é uma verdadeira bomba de aspartame, que, em altas doses, pode aumentar o risco de câncer.  Além disso, o refrigerante diet não apresenta nenhuma fonte nutricional e ainda possui excesso de sódio. Sim, ele possui baixas calorias, mas são calorias vazias, assim como as do álcool, que em nada contribuem para a nutrição do organismo.

Costumo dizer que o refrigerante é um verdadeiro veneno, pois seus riscos vão muito além do aumento de peso.

Quando o aspartame é submetido a uma temperatura superior a 30o C, libera ácido fórmico, substância utilizada como veneno para formiga. E qual é a temperatura média do corpo humano? 36o C. Isso significa que, toda vez que ingerimos aspartame, ele é transformado em ácido fórmico.

Para completar, o refrigerante é tão ácido que, para neutralizá-lo[PF1] , são necessários trinta copos de água.

Depois de ler tudo isso, você realmente continuará ingerindo uma bebida que pode prejudicar a saúde dos seus rins, causar retenção hídrica, inchaço nos membros inferiores, comprometimento do trato gastrointestinal, enfraquecimento dos ossos, aumento da pressão arterial, obesidade e até mesmo diabetes?

Mude seus hábitos! Substitua o refrigerante por água e sucos naturais! Fonte: RsPress.com.br

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Rafael tem sinal verde do PPS para candidatura em 2016

Quem apostava que um eventual arranjo estadual do PPS pudesse ter alguma influência sobre a pré-candidatura do vereador Rafael Diniz (PPS) à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR), em 2016, vai ter que arrumar novas fichas com quem banca o jogo. Na segunda-feira (14), na cidade do Rio de Janeiro, em dia dedicado a encontros do PPS, seu presidente regional, deputado estadual Comte Bittencourt, garantiu que a decisão sobre as candidaturas a prefeito, no ano que vem, caberá aos diretórios municipais.

Junto com o ex-prefeito Sérgio Mendes, presidente do PPS em Campos, Rafael comemorou a garantia, que vale para ele e outros pré-candidatos a prefeito da legenda em outros municípios fluminenses:

— O presidente Comte nos garantiu que a palavra final sobre candidaturas majoritárias será dos diretórios municipais, a partir dos pré-candidatos que colocarem seus nomes à disposição. Lógico que as articulações com outros partidos, inclusive o PMDB do governador (Luiz Fernando) Pezão vão acontecer em nível estadual, mas cada município terá autonomia para decidir democraticamente o que é melhor para si. Estou confiante e acredito muito no êxito do nosso projeto, pelo mandato de vereador que venho exercendo junto aos companheiros de partido e da oposição. Acredito, sobretudo, na vontade de mudança do povo de Campos.

Além de Rafael, outros pré-candidatos a prefeito do PPS no Estado do Rio, também considerados com chances nas urnas de outubro do próximo ano, também estiveram ontem na capital fluminense e celebraram a decisão do partido de dar autonomia aos municípios. Entre eles, o deputado estadual José Luiz Nanci, em São Gonçalo; Vicente Guedes, em Rio das Flores; Túlio Gabriel, em Conceição de Macabu; Luciano Tequinho, em Arraial do Cabo; Jorge Babo, em Barra do Piraí; Rafael Tubarão, em Magé; e Luciano Batatinha, em Cordeiro;

Além de delegar o poder de decisão sobre 2016 anos municípios, Comte destacou outro fato político que julga importante na eleição dos próximos prefeitos:

— Esse será o primeiro pleito que o PPS não estará na oposição ao governo estadual. Fomos oposição a Garotinho (PR), a Rosinha (PR) e a Sérgio Cabral (PMDB). Agora, somos aliados do governador Pezão, que estará na campanha dos candidatos do PPS a prefeito, mesmo que o PMDB tenha também candidatos próprios. Fonte: Blgo do Aluyzio Abreu / Folha da Manha

domingo, 13 de setembro de 2015

Metal do sutiã vira para-raio e salva mulher

Uma chinesa soube escolher muito bem o seu sutiã. Após ser atingida por um raio durante uma tempestade, ela foi salva graças à roupa íntima. O metal do sutiã funcionou como um para-raio, protegendo os órgãos vitais e salvando a vida dela.
De acordo com o jornal Mirror, a mulher teria ido buscar o filho no parque durante a tempestade, na cidade de Guangdong (China). Ao proteger a criança com um guarda-chuva, um raio a atingiu.
Um pedestre encontrou o garoto junto com a mãe inconsciente e com marcas de queimaduras no peito. Ela foi levada a um hospital e passa bem, mas será submetida a exames. Fonte: Agencia O Globo

O choro já durou a noite é chegado o amanhacer

Bom dia amigos(as) leitores(as)! O Mensagem de Fé de hoje tratará de um acidente automobilístico que sofri no sábado, dia 05 de setembro. Essa experiência vivida por mim me fez analisar a vida de varias formas. Uma delas, é que a vida muda um fração de segundos. Nunca sabemos quando passaremos por uma provação, seja por questões médicas, acidentes ou dor sentida por alguém próximo de nós. E é nesse momento que nossa FÉ é levado à prova. Eu estava a caminho de um culto, no meu veículo eu escutava o dvd de Aline Barros, até que um outro veículo em velocidade invadiu a faixa que eu trafegava e colidiu do lado esquerdo dianteiro do carro. Relatos de motoristas que vinha atras desse mesmo veículo me relatou que o motorista vinha fazendo zigue e zague na RJ 224. Mas graças ao bom Deus nada de tão grave ocorreu com nenhum dos dois condutores. Minha mãe sempre dizia: "..filho, não dirija só por você, mas sim, por quem vem a sua frente e também atras."

No momento em que eu escrevia esse testemunho, uma canção soou em meus ouvidos: "...eu sei que sempre estás comigo, Senhor, também sei que nada acontece sem a Tua vontade, mas preciso aprender a confiar em Ti, mas preciso descansar em Ti, Tu és meu Senhor! Toda as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam..." e em um dado momento lagrimas escorriam em meus olhos, pois lembrei de tudo que vivi no momento do acidente, e digo, que foram momentos de desespero, pois mesmo sem visão, eu tive que guiar e parar um carro desgovernado, mas nunca me faltou a confiança em Deus, pois na verdade foi Ele que guiou e estacionou a máquina. A todo momento eu chamava por Deus, Deus me ajuda, me ajuda!

Amigos e amigas, vivemos de erros e acertos, a vida é assim e será enquanto vivermos, pois tudo coopera para o nosso crescimento e maturidade. Mas não devemos desistir do SENHOR, dos seus planos. Devemos ser sensíveis ao que Ele fala conosco, pois o acidente que vivi poderia ter sido evitado, mas também entendo que temos o livre arbítrio de fazer escolha, mas Deus é tao fiel, tão bom, que Ele permite e te protege do pior. Grandioso és Tu!

A pergunta que faço hoje é: e você, como anda sua confiança com Deus? Como está o seu relacionamento com o Senhor dos Exércitos, pois nunca sabemos o momento seguinte de nossa vida. Busque-o! Agradeça-o! Adore-o de todo o seu coração! Jesus é Rei, Ele me conquistou, me libertou, Ele me salvou para dar esse este testemunho e para viver uma nova história e certamente quer fazer o mesmo com você, independente da área de sua vida! Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas! Amem. 

Tenha uma semana de bençãos!

sábado, 12 de setembro de 2015

Ofertas de trabalho no Balcão de Emprego em Campos

O Blog do Noel Junior a fim de auxiliar a quem procura por emprego, disponibiliza abaixo um link com ofertas de empregabilidade. Para se candidatar às vagas oferecidas, é necessária apresentação do currículo. Caso o candidato não tenha o currículo pronto, funcionários do Balcão preparam na hora, de acordo com o padrão exigido pelas empresas, mediante apresentação da carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência

O Balcão de Emprego da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Campos, funciona na Av. 28 de março n°533 (Antiga Big 13),de seg. á sex.,das 08:00 as 17:00. Tel.:2731-6963 (Setor responsável por vagas) 2731-6397 - (Setor responsável por carteira de trabalho).


ATENÇÃO: Para cadastrar o seu currículo no Balcão de Emprego Municipal é necessário que compareça pessoalmente com documentos citados acima.

A gerência do Balcão de Emprego informa que durante o decorrer do dia algumas dessas vagas podem ser preenchidas.

Informa ainda que POR TELEFONE NÃO PRESTAM INFORMAÇÕES SOBRE AS VAGAS DISPONÍVEIS (NOME DA EMPRESA, ENDEREÇO, ETC), APENAS CONFIRMAM SE CONSTAM EM SEU CADASTRO. Vagas atualizadas em: 04-09-15 as 16:25

Comerciante e professora são mantidos reféns em Santa Clara

 Um casal de idosos e uma empregada doméstica foram alvos de bandidos na manhã deste sábado (12) na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. Quatro homens invadiram a residência do comerciante e da professora aposentada por volta das 9h.

De acordo com a polícia, os quatro criminosos pularam o muro da residência, renderam a empregada doméstica na varanda e anunciaram o assalto. Ela foi ferida com uma faca em uma das mãos e precisou ser encaminhada para o Hospital Manoel Carola, onde passou por uma mini cirurgia, mas passa bem. O casal D.S., 68 anos e A.S. de 69, foi surpreendidos pelos mesmos ainda no quarto. O homem teve os braços amarrados para trás. Os criminosos levaram joias, celulares e dinheiro, quantia ainda não revelada.

Ainda segundo a polícia, o bando de faixa etária de 22 a 30 anos, trancaram as vítima em outro quarto, e ordenou que só saíssem após a fuga deles. Durante toda a ação, um dos criminosos falava ao celular com outro comparsa que estava dando cobertura. Na fuga, deixaram os chinelos da varanda da casa.
O caso foi registrado na 147ª DP. Buscas foram realizadas na tentativa de localizar e identificar os suspeitos, mas até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso. Fonte: Campos24Horas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Motorista de Cristiano Araújo é indiciado por homicídio

Ronaldo Miranda, motorista de Cristiano Araújo, foi indiciado pelo crime de homicídio duplo culposo - quando não há a intenção de matar -, em decisão divulgada pela Polícia Civil de Goiás, nesta quinta-feira (10).

Fabiano Henrique Jacomelis, delegado responsável pelas investigações do acidente, alegou que a batida ocorreu em virtude do excesso de velocidade e a troca das rodas do veículo.

"Foram determinantes para a tragédia ocorrida o excesso de velocidade na rodovia, a troca das rodas originais do veículo por outras danificadas e a ausência do cinto de segurança no Cristiano e na Allana [namorada do cantor]", disse ao “Ego”.

A pena para o crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor pode variar de dois a quatro anos de detenção. 

Em tempo: A montadora Land Rover, fabricante da Range Rover usada na ocasião do acidente, já havia apontado que o carro estava a 179 km/h no momento da tragédia, sendo que a velocidade máxima permitida no trecho da rodovia é de 110 km/h. Fonte: msn notícias

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Justiça afasta do cargo o prefeito de Teresópolis e secretário de Fazenda do município

O juiz titular da 2ª Vara Cível de Teresópolis, Mauro Penna Macedo Guita, determinou o afastamento do prefeito da cidade, Arlei de Oliveira Rosa (PMDB), e do secretário de Fazenda, Geraldo Jorge de Azevedo Carvalho, pelo prazo de 180 dias. Os dois respondem pelo crime de improbidade administrativo. Eles são acusados de causar prejuízo de mais de R$ 100 milhões aos cofres do município.

“Determino o afastamento, dos cargos públicos, de ambos os requeridos, a saber, Arlei de Oliveira Rosa, prefeito do município de Teresópolis, e Geraldo de Azevedo Carvalho, secretário municipal de Fazenda, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias. Os afastamentos dão-se sem prejuízo da remuneração, nos termos do parágrafo único do artigo 20 da Lei nº 8.429/92", diz um trecho da decisão. .

O magistrado também decidiu pela indisponibilidade dos bens dos dois acusados. De acordo com os autos processuais, o município não repassa as verbas devidas ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Teresópolis, causando ao órgão um déficit de mais de R$ 100 milhões. Com isso, os aposentados, assim como os servidores ativos, enfrentam atrasos no pagamento de salários.

No dia 18 de agosto, o prefeito havia deixado o cargo por decisão da Câmara Municipal de Teresópolis, que instalara uma comissão processante, mas Arlei Rosa reassumiu no dia 1º de setembro, por decisão da 14ª Câmara Civil do TJ-RJ, que suspendeu o decreto legislativo. Fonte: O Globo

Quartas de final do campeonato de futebol terá início no próximo domingo

Confira abaixo, os confrontos das quartas de final e os artilheiros do campeonato municipal de futebol de Sao Francisco, organizado pela SEL - Secretaria de Esporte e Lazer. Clique nas imagens.