sábado, 5 de dezembro de 2015

Chuvas aumenta o nível do Rio Paraíba do Sul

O rio Paraíba do Sul voltou a respirar após meses de estiagem. A incidência de chuvas nos últimos dias contribuiu para aumentar o nível e tranquilizar a população de Campos quanto à seca, levando uma sensação de alívio também aos produtores rurais e pescadores. Foram meses sem chuva e com o rio em baixa. Agora, o Paraíba chega a um bom nível, depois de ter registrado no dia 20 de outubro de 2014 seu índice mais baixo: 4,4 metros. Na manhã dessa quinta-feira (3), a medição realizada pelo Corpo de Bombeiros indicou que o rio chegou a 6,55 metros. Se a chuva traz alívio ao rio e principalmente ao campo, na área urbana motoristas enfrentaram problemas com alagamentos.

O ambientalista Aristides Soffiati observa que o aumento do nível do Paraíba tem relação com as chuvas na região e, principalmente, nas cidades da Zona da Mata Mineira cortadas por rios afluentes. “É um alívio para o Paraíba. Os principais rios que mandam água para cá são o Paraibuna, Pomba e Muriaé. O que cai em São Paulo é desviado para o Rio de Janeiro. Choveu muito em Pádua e a previsão é de mais chuva na Zona da Mata. Acredito que essa é a oportunidade de abrir as comportas, mandar águas para os canais”, avaliou Soffiati.

Segundo o superintendente adjunto da Defesa Civil de Campos, major Edson Pessanha, com o nível atual foi concedida a oportunidade de revitalizar as lagoas de Campelo e de Mundéus, devido à chegada ao nível de 6,44 metros no rio na manhã da última terça-feira. Na manhã dessa quinta, o nível chegou a 6,55 metros. A previsão é que durante a semana o índice continue subindo, já que previsão é de tempo chuvoso até o dia 11 de dezembro.

Segundo Edson, apesar das chuvas em toda a região, não há riscos iminentes de enchentes. “Para que venha a oferecer riscos, é preciso que o nível alcance os 10,40 metros, nivelamento distante do atual. Está previsto que o tempo permaneça chuvoso por mais uma semana”, disse. Fonte: Folha da Manha

Nenhum comentário:

Postar um comentário