segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Alimentos poderosos que ajudam a melhorar o humor

Alguns alimentos parecem trazer conforto para alma e são capazes de promover verdadeiros milagres quando consumidos. Obviamente, existe uma explicação científica para isso!

Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, listou diferentes alimentos que podem influenciar no humor.

ChocolatePara os chocólatras de carteirinha, sim, o chocolate é capaz de deixar as pessoas mais felizes. Veja nas imagens 9 alimentos poderosos que ajudam a melhorar o humor:

Chocolate - Já foi comprovado que o chocolate está associado a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares, segundo pesquisa. E se ele faz bem para o coração, faz bem também para controlar o humor.

De acordo com Ana Gonçalves, o chocolate contém polifenóis, como flavonoides, que aumentam a síntese de serotonina e melhora, consequentemente, o humor.

Leite - O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilita a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes.

A nutricionista reforça que a serotonina está diretamente ligada ao bem-estar e à alegria.
Gengibre - No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhor o humor, isso porque contém inúmeros componentes, betacaroteno, capsaicina e cúrcuma.

Ana ainda explica que ele funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.

Xícara de caféJá o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos.

De acordo com a nutricionista, esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, afetam o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Resumindo: o café ajuda a prevenir a depressão.

Banana - Ana explica que a banana, por sua vez, é rica em carboidrato e triptofano, e ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.

Folhas verdes - Já as folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. 

Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.

Pimentas - Pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina – substância associada ao prazer e bem-estar. Fonte: Exame.abril.com.br

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