quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tomógrafo móvel chega a São Francisco

O tomógrafo móvel computadorizado (TCM), que faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, já está atendendo o município desta quarta-feira (15) até o próximo sábado (18), das 8h às 19h, na RJ 224, após o portal de entrada da cidade, ao lado do Centro de Fisioterapia.

O objetivo é tomar acessível o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de procedimento. Os agendamentos dos serviços de tomografia estão sendo realizados na secretaria municipal de Saúde, que recebe o pedido médico do paciente e, logo, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES. Ospacientes são informados sobre a data, hora e local do que serão atendidos.
Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.
O serviço do tomógrafo móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer municípios levando possibilidade de tratamento aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda.
O atendimento móvel por imagem conta uma ressonância magnética e, juntos, eles acabam de realizar 85 mil exames. Cada aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possui, ainda, com vestiário para o paciente.
O prefeito Pedrinho Cherene destacou mais uma vez que a vinda do tomógrafo para São Francisco é decorrente de uma solicitação que ele fez ao governador do estado, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado e Saúde, Felipe Peixoto. “Estamos sempre buscando parcerias junto ao governo do Estado para aperfeiçoar, dia-a-dia, o nosso sistema municipal de saúde com mais qualidade de vida para toda a população”, ressaltou. Fonte: Ascom-SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário