sábado, 28 de fevereiro de 2015

Rio de Janeiro: 450 anos

A capital do nosso querido estado completa neste domingo(01 de março), 450 anos de história e existência!

Linda por natureza e uma das capitais mais importantes do Brasil, o Rio sobreviveu e sobrevive as transformaçoes oriundas das lutas em meio a rica cultura fomentada pelo desejo de progresso. Abaixo, texto que conta um pouco do inicio de fundaçao da capital do estado.Vale a pena conferir.
"A entrada da Baía de Guanabara devia ser uma verdadeira “Babibônia de águas e ilhas”, como imaginou o historiador Varnhagen sobre a geografia da região no final do século XVI. A frota comandada por Estácio de Sá chegou na guanabara no dia 28 de fevereiro de 1565, e seus navios eram castigados por uma chuva intensa que esteve presente ao longo dos primeiros dias da empreitada. Com a missão de construir um povoado no coração do território tamoio, onde habitavam indígenas inimigos dos portugueses, a localização ideal para a instalação do arraial era uma grande preocupação do capitão Estácio.

Em uma posição estratégica favorável, Estácio de Sá escolheu um istmo da península de S. João, uma faixa de terra à sombra do monte conhecido como Pão de Açúcar para ser o local de fundação do novo povoado. Ali, no dia 1º de março de 1565, Estácio ordenou que se erguesse uma cerca que seria o núcleo inicial da muy leal e heróica cidade de São Sebastião.

- Parabéns cidade do Rio de Janeiro!!! -

Nenhum comentário:

Postar um comentário