sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Inclinar a cabeça para chegar o celular prejudica a coluna, diz estudo

O ato de baixar a cabeça para verificar smartphone (ou por qualquer motivo) durante longos períodos sausa tamanha pressao sobre a coluna cervical que pode causar danos irreversíveis, segundo um estudo americano.

Dependendo do grau de inclinação da cabeça, uma pessoa pode exercer sobre sua cervical 27,2 kg de peso, o que pode ser extremamente nocivo, segundo a pesquisa de Kenneth K. Hansraj, de um instituto  médico de cirurgia e reabilitaçao da coluna de Nova York.

" O peso verificado pela coluna dramaticamente aumenta ao que o pescoço flexionado em seus diversos ângulo", diz Hansraj no estudo, que mediu a pressao em angulações de 0º a 60º ( veja na imagem abaixo).
Por causa do peso da cabeça, de 6 kg na média para adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressao. Em postura ereta, a pressão sobre a coluna cervical é de entre 4,5 kg e 5,5 kg.

" Perda da curvatura natural da cervical leva a pressão gradualmente superior, e isso pode levar a desgaste, ruptura, atrofia precoces e possivelmente cirurgia", escreve na conclusão o pesquisador. Fonte: Folha Sao Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário