quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde realizará mutirão do Glaucoma na próxima sexta-feira

Acontecerá na próxima sexta-feira (23/08), das 10h às 17h, o 1ª Mutirão do Glaucoma de São Francisco de Itabapoana. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura, a iniciativa tem por objetivo fazer o diagnóstico precoce da doença entre a população.

Para atender o público a prefeitura irá disponibilizar uma estrutura com tendas e uma unidade móvel de saúde. O atendimento será realizado pela médica Maria Luiza Godoy Campinho. Na oportunidade, setores da Secretaria Municipal de Saúde irão disponibilizar outros serviços, como afeição de pressão arterial.

A orientação é para que a população leve original ou cópia de documentos, principalmente cartão do SUS. “É uma iniciava inédita no município, que nos permitirá iniciar uma avaliação sobre a real situação do município em relação ao glaucoma. Por isso é importante que a população compareça”, destacou Jayme Tinoco, secretário municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana.

Glaucoma - Segunda principal causa de cegueira no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), o glaucoma é uma doença multifatorial complexa, com características específicas, em que ocorre um dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual. 

Este dano óptico geralmente é causado por um aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular ou PIO), mas pacientes com níveis normais de pressão intraocular também podem desenvolver glaucoma.  É por isso que o diagnóstico precoce e tratamento do glaucoma são as chaves para prevenir a perda de visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário