sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Liberdade de imprensa e direito a informação sob ataque

"Caro Noel Júnior, boa tarde.
Cumprimentando-o, causou-me perplexidade a notícia postada em seu blog dando conta da apreensão de objetos particulares utilizados no seu trabalho(computadores etc.) em sua residência por ordem judicial.

Sem ilações, deve-se consignar, de início, que nosso país tem uma Constituição Federal democrática que consagra a liberdade de imprensa e, textualmente, proíbe qualquer tipo de censura. Mesmo assim, vários veículos de todo o país enfrentam violações ao exercício da atividade jornalística, bem como o direito a informação. Ao que parece o livre fluxo de idéias e o acesso universal à informação, tidos como essenciais para o desenvolvimento humano, encontra-se sob ataque.

Pelo que sei a seu respeito, prefiro crer que o atentado em questão foi perpetrado contra um homem bom, de reputação ilibada, trabalhador, exemplo de jovem contestador, cidadão ativo em nosso Município, que informa com exatidão e imparcialidade. Querer calar a sua voz, ou qualquer outra que ouse a denunciar, exigir providências, questionar, abrir espaço para debates sobre os temas mais variados e com o amparo da Justiça é precedente que nos remete a um tempo não muito distante de um país sombrio, onde imperava a Lei da Mordaça.

O Judiciário como aplicador da lei, não se pode distanciar das garantias do devido processo legal.
Portanto, como leitor desse blog, manifesto-me como cidadão diante da notícia postada em questão, sugerindo, ainda, que tal ocorrência seja imediatamente comunicada junto aos diversos canais de notícia, inclusive a OAB, de modo a não silenciar a voz daqueles poucos que ainda possuem coragem como você de informar e garantir a manifestação de pensamento, direitos impostergáveis previstos na CF/88. Digamos não as tentativas de reduzir o estado de direito a Lei da Mordaça.

Att., Dr. Cláudio Heringer "

Nota: Antes de mais nada, agradeço pelo apoio Dr. Heringer. Peço desculpas pela demora na postagem, como o Sr. sabe, estou sem meu computador. Via Lan House

5 comentários:

  1. Noel,em Campos quem esta sofrendo com ameaças e o João do Microfone,ele ate falou em sai do AR,tudo por causa de um documento que vazou do MP,sera que que vai começar uma caça as "bruxas" na região,afinal são vocês que nos mantem informados,já que a mídia tradicional não nos coloca a parte de fatos polemicos,sou leitor de vários blogs,e como fiquei indignado com oque aconteceu com você eu estou em relação ao João do Microfone,que na verdade foi traído pela blogosfera campista,leia com atenção os comentários no blog dele que você vai tirar sus conclusões estamos juntos,não desista.

    ResponderExcluir
  2. Caro Noel Jr,

    Minha solidariedade por este momento que você está vivenciando.

    Fiz uma postagem acerca do que lhe aconteceu: http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/10/nao-da-para-entender-o-que-aconteceu.html e, tenho algumas dúvidas, se puder me responder, ficarei grata.

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Valeu Dr.Cláudio Heringer V. Exa. dando uma força ao companheiro Noel Júnior, isso só vem mostrar que além de um grande advogado, prevalece a solidariedade também a indignação com as injustiças e a impunidade que acontece nesta cidade

    ResponderExcluir
  4. Lavanca no canto Noel!!! mete a porrada se for preciso, vamos nos unir contra os poderosos, ja falei conte comigo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa geração lutou tanto pela liberdade de expressão e o fim da ditadura, que é inacreditável que em pleno século XXI estamos vivenciando uma situação com o esta.Foça Noel Junior.Conte conosco!!!

    ResponderExcluir